Tópico 5 – Tecnologias de Apoio

Um dos pedidos que nos é feito, frequentemente, quando vamos a unidades especializadas de apoio à multideficiência, vai no sentido de aconselharmos software que permita criar quadros de comunicação apelativos e desenhar atividades que desenvolvam a intencionalidade e a autonomia.

Esta semana procurei encontrar um software que respondesse a esse pedido e que, simultaneamente, fosse livre de custos (existe no mercado software com essas características, mas sabemos o seu preço!). Nessa pesquisa encontrei um software muito interessante desenvolvido pelo Departamento de Informática e Engenharia de Sistemas da Universidade de Zaragoza e pela Escola Pública de Educação Especial Alborada.
O software é composto por duas aplicações diferentes: Editor e Intérprete.

  •  Com o editor concebem-se os quadros contendo células-itens, que podem ser relacionados com imagens, sons e vídeo, bem como links de navegação entre o conjunto de quadros contidos num projeto TICO (um conjunto de quadros relacionados é organizado no que é chamado um “projeto TICO”).

  • Uma vez concebido, um projeto TICO pode ser executado (interpretado) com o intérprete. Na execução, a navegação automática pode ser organizada de modo que as células são visitadas de acordo com a ordem de navegação pré-definida. Quando um clique do rato é gerado ao longo da célula ativa, o conjunto de ações associadas é então executado. Isto torna muito fácil de preparar ambientes diferentes que podem ajudar as pessoas com deficiência a comunicar. Esta aplicação inclui uma função que faz varrimento sequencial pelos elementos do quadro, facilitando assim o acesso a pessoas que têm problemas motores.

Está disponível para download.

Resolvi experimentar este software e fiquei encantada com as potencialidades do mesmo.
Para mostrar como era fácil utilizá-lo resolvi fazer um pequeno tutorial (outra estreia!).
Pode ser visto aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>