RECURSOS EDUCATIVOS ABERTOS

“A educação é uma relação de intercâmbio em que a atitude aberta é imprescindível. Quanto mais abertos formos, melhor será a educação” (Wiley) 

Recursos Educativos Abertos (Open Educational Resources) é um termo que surge em 2002, numa definição da UNESCO «materiais educacionais e de pesquisa, em vários formatos e media, que estejam em domínio público ou sob uma licença aberta.»

Historicamente tiveram o seu início em 2001, quando o Massachusetts Institute of Techonology (MIT) criou o programa OpencourseWare  (OCW).  Esta iniciativa acabou por levar a que outras universidades e escolas partilhassem os seus conteúdos, facultando  os seus próprios Recursos Educativos.

O movimento Open Educational Resource (OER), apoiou-se essencialmente na expansão da Internet e na disponibilização de recursos em formato digital.

A  mudança no posicionamento do utilizador face à Internet altera-se com o 2.0. De consumidor que consulta um conteúdo passa a um utilizador ativo que acede a conteúdos, mas que também contribui partilhando e/ou melhorando ou adaptando conteúdos.

Englobam-se nesta caracterização formatos de recursos online como: wikis, blogs, redes sociais, comunidades virtuais, criando condições facilitadoras para que pessoas com os mesmos interesses possam facilmente partilhar ideias e colaborarem, inovando na produção de REA.

Utilizando o Mindmeister elaborei um mapa mental muito simples esquematizando as minhas leituras e reflexões sobre este tema.

 

http://www.mindmeister.com/354690199/recursos-educativos-abertos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>