Recursos Educativos Acessíveis Abertos

 

Nesta tarefa pretendi dar continuidade ao tema que tinha ficado em aberto na atividade anterior: “Partindo da personagem “lobo” irão, posteriormente, ser abordadas as diferenças entre os animais domésticos e os animais selvagens”.

Inicialmente comecei por explorar o Moglue Builder. Achei este software extremamente atraente. Foi criado a pensar na criação de histórias interativas. As crianças ao tocarem nas imagens podem, nomeadamente, fazer voar um pássaro ou fazê-lo chilrear. Escolhi a versão livre e a criação do livro foi extremamente simples e motivadora. Todavia, quando tentei publicar o meu trabalho, tal não foi possível, sendo-me proposta a utilização do demo da versão comercial, por um período de 30 dias. Posteriormente, surgiu no site da Moglue a informação do encerramento do site a partir de 10 de janeiro de 2014. Como pretendia um software realmente livre ou que possibilitasse muitas utilizações, passei a utilizar o Pow Toon.

 Trata-se de um serviço online que visa ajudar na criação de apresentações animadas. O site traz uma série de temas e recursos para se poder compor slides ou vídeos. Através de um editor online intuitivo, pode-se criar uma apresentação com muita  informação. O PowToon oferece opções para inserir texto, imagem, música e efeitos especiais. Existe uma versão própria para ser utilizada por professores. Podem criar-se os PowToons  e fazer 30 exportações mensais para o You Tube. Cada PowToon pode ter uma duração de cinco minutos. A versão livre é significativamente inferior à versão Premium (paga) e criou-me alguns constrangimentos, desde logo só permitir um registo audio por Pow Toon.

Desisti!!!! Bem, mas como achei interessante, muito provavelmente, irei voltar a fazer uma nova tentativa procurando contornar a questão do som.

Nas deambulações à procura de um software livre para desenvolver a minha atividade, e que fosse completamente desconhecido para mim, encontrei o Edilim. A primeira reação foi a de achar que já não era novidade, mas como já estava desanimada com duas semanas de atraso, a compor atividades que afinal não pude publicar, acabei por dar-lhe o benefício da dúvida. Em boa hora o fiz porque fiquei encantada com a sua simplicidade e ao mesmo tempo com as suas potencialidades.

O Edilim é um editor de livros LIM (Libros Interactivos Multimedia) para a criação de materiais educativos. É uma ferramenta de autor que permite desenvolver atividades para diferentes disciplinas (matemática, português, ciências …) e adaptar o conteúdo para o nível educativo desejado.

Vem com um pequeno programa que não requer instalação, sendo necessário apenas fazer o seu download. Está disponível em vários idiomas, é de distribuição gratuita e pode ser utilizado sem problemas (Licença Creative Commons) desde que se respeite a gratuidade e a autoria.

O manuseio é muito simples. A criação das páginas dos livros é baseada no gesto de “arrastar e soltar” com o rato. Em cada livro, podemos criar o número de páginas que quisermos, cada uma com uma atividade, que pode assumir muita variedade, nomeadamente puzzles, perguntas de escolha múltipla, jogos de memória, visualização de filmes, emparelhamentos… O programa permite exportar em formato “html” para publicar o livro e os alunos podem abri-lo a partir do browser.

O Edilim também permite que sejam avaliados os exercícios. No final de cada atividade, os alunos têm uma mensagem (que foi anteriormente definida na configuração do livro) informando-os se fizeram, ou não, corretamente a atividade. Pode também visualizar-se um relatório do número de tentativas feitas pelo aluno para resolver cada atividade.

Pegando no tema dos animais domésticos e dos animais selvagens construí algumas atividades (páginas). A partir de certo momento deixei de estar apenas centrada no público-alvo, mas sim com as potencialidades do software (desde logo a sopa de letras estaria desajustada).

Fiquei deveras impressionada com este software e recomendo-o vivamente. É fácil (nunca peguei no manual disponibilizado), é viciante para quem está a construir as atividades e permite um número imenso de possibilidades. Tem a possibilidade de dar feedback imediato aos alunos e permite ao professor ver o grau de sucesso/dificuldade do aluno.

Espero que se divirtam a construir as atividades tanto quanto eu me diverti.

http://blog.crtic-viana.com/edilim-atividade-3/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>