Reflexão Final

 

Devido à falta de tempo, a minha participação neste curso esteve muito comprometida e estive para desistir mais do que uma vez. Felizmente, o prazo foi alargado!

Este curso, à imagem da edição anterior, esteve muito bem organizado, disponibilizando excelentes conteúdos teóricos e ferramentas que possibilitaram desenvolver as atividades. O facto de previamente sabermos que, se tivéssemos alguma dificuldade, podíamos contar com ajuda também deu uma enorme segurança.

Com a ferramenta “thinglink” procurei fazer uma curta síntese do muito que aprendi.

https://www.thinglink.com/scene/472904765462806530

É mesmo uma síntese muito curta! Serve mais para aplicar o conhecimento sobre um novo recurso, com muito potencial e facílimo de utilizar, e não para espelhar tudo o que aprendi.

Gostei muito de planear a aula no http://udlexchange.cast.org/home, porque me levou a refletir e ter em atenção os Princípios do Desenho Universal na Aprendizagem. Os passos aí definidos conduzem-nos, inevitavelmente, no processo mental da construção com sucesso duma aula verdadeiramente inclusiva.

Gosto sempre muito de utilizar um novo software e ver também as descobertas de outros recursos e a aplicação prática que os colegas fazem. Essa atividade foi a que me envolveu mais tempo. O trabalho considero que poderá vir a ser melhorado já que, nesta fase, não tive em atenção a questão da acessibilidade.

Muitas vezes escutámos que as escolas não estão apetrechadas com recursos educativos para a realização de atividades com os alunos. Há, sobretudo, um desconhecimento muito grande dos Recursos Abertos Acessíveis. Eu penso assim porque nos últimos anos  tomei contacto com muitos recursos que eu desconhecia em absoluto.

A vantagem maior de cursos como este é acima de tudo informar, despertar para os recursos livres que existem e criar um espírito de partilha.

O aspeto negativo neste curso foi ter trabalhado individualmente. Desde o início sabia que não podia fazer grupo com ninguém, devido ao meu atraso considerável e não seria justo para os meus pares. O Moodle ajudou, contudo, a esbater essa sensação de solidão no trabalho.

Fiquei muito motivada com este curso e vou procurar difundir tudo o que aprendi.

Espero, desde já, uma próxima edição!

Fica aqui registado o meu profundo agradecimento aos formadores.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>