Tópico 2 – Medidas educativas para alunos com NEE

 

A CIF é uma ferramenta pertinente para a descrição e a comparação da saúde das populações a nível internacional. A CIF apresenta uma postura neutra face à etiologia, de forma que os investigadores, desenvolvem inferências causais através de métodos científicos adequados. para facilitar o estudo dos fatores de risco, esta classificação, apresenta fatores ambientais que caracterizam o contexto em que o indivíduo vive.

A CIF descreve situações de funcionalidade do indivíduo e as suas limitações e serve como enquadramento à organização da informação.
Esta classificação estrutura a informação de forma útil, integrada e acessível.
Os seus componentes são:

- funcionalidade ou incapacidade (corpo e atividade e participação);

-fatores contextuais (fatores pessoais e ambientais).

A CIF, após o Decreto-Lei n 3/2008, começou a utilizar-se no sistema educativo português tornando-se uma ferramenta essencial para a elaboração dos Programas Educativos Individuais dos alunos com NEEcp.

O trabalho de grupo procurou esquematizar esta ferramenta. Foi elaborada uma apresentação em slides com recurso ao Programa Mindmeister.

O mapa elaborado pode ser visualizado em: http://www.mindmeister.com/217479853#slideshow

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>