Tópico 3 – Desenho Universal na Aprendizagem

 

Desenho Universal ou Desenho para Todos tem por objetivo conceber projetos arquitetónicos, sinalética ou, nomeadamente, objetos destinados a ser utilizados pela generalidade das pessoas, simplificando a vida diária de todos, independentemente da idade ou condição física, tornando os objetos, os equipamentos, a informação e as construções utilizáveis pelo maior número de pessoas possível, de modo a que todos possam viver com qualidade numa sociedade que se deseja inclusiva.

Os Princípios básicos do Desenho Universal são: utilização equitativa; flexibilidade de utilização; utilização simples e intuitiva; informação percetível; tolerância ao erro; esforço físico mínimo e dimensão e espaço de abordagem e de utilização.

O Desenho Universal também se aplica à educação consistindo num conjunto de princípios para o desenvolvimento curricular que proporcione a todos os alunos igualdade de oportunidades para aprenderem.

A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner ao afirmar que cada indivíduo possui formas distintas de inteligência em graus variados (linguística, musical, lógico-matemática, espacial, corporal, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial, vem chamar a atenção para a necessidade do ensino/aprendizagem focalizar-se sobre as inteligências particulares de cada pessoa. Gardner chama a atenção para o facto de que inteligências diferentes representam não apenas domínios diferentes de conteúdo, mas também modalidades de aprendizagem.

O trabalho realizado pela equipa D, procura refletir a filosofia comum entre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e os princípios do Desenho Universal na Aprendizagem.

URL: http://www.slideshare.net/catarinacamelo/as-teorias-14998490

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>